Com o avanço da tecnologia foram desenvolvidas muitas opções de automação para casa, sendo a lâmpada inteligente uma delas. Para quem deseja ter uma casa conectada, a iluminação pode ser um dos primeiros passos para alcançar esse sonho.

Mas afinal, como funciona a lâmpada inteligente? Esse dispositivo, quando conectado a um bocal, pode oferecer diversas funções de iluminação com opções de cores, intensidade e programação de acionamento.

Pode ser controlada por um smartphone ou assistente virtual, por meio de comandos simples e práticos. Podem inclusive, ser controladas à distância, o que traz uma comodidade ainda maior para seus usuários.

Com uma instalação e uso simplificados, a luz inteligente é um ótimo recurso para aquelas pessoas que buscam esse tipo de tecnologia para sua casa e muitas vezes não sabem bem por onde devem começar.

Para  ajudar você a compreender melhor o que é e como funciona a lâmpada inteligente, preparamos este conteúdo com as principais informações.

Como funciona a lâmpada inteligente?

As lâmpadas inteligentes são  dispositivos controlados por aplicativo ou comando de voz, por meio de smartphones ou smart speakers, através do Wi-Fi. A principal diferença em relação à lâmpada comum é sua conectividade, variedade de cores, intensidades e funções. 

Elas têm uma matriz de LED que conhecemos como RGB (Red Green Blue). Com isso, através da mistura das cores, a lâmpada Wi-Fi consegue gerar iluminação com até 16 milhões de tons diferentes.

Além da iluminação colorida, a lâmpada inteligente pode ter LEDs para branco quente e branco frio, tonalidades muito desejadas para iluminar diferentes ambientes da casa. 

Por exemplo, o branco frio possui um brilho mais intenso e é recomendado para a cozinha porque é um ambiente que exige mais atenção.

Já o tom do branco quente, semelhante às antigas lâmpadas incandescentes, costuma ser indicado para a sala de estar e outros ambientes que você queira deixar mais aconchegante.

Qual é a função de uma lâmpada inteligente?

A lâmpada inteligente pode facilitar muito o dia a dia dos seus usuários, influenciando até mesmo no consumo de eletricidade, uma vez que as luzes de LED consomem bem menos energia quando emitem luz.

Em sua rotina, o usuário pode criar automações que deixam sua vida um pouco mais prática, otimizando seu tempo e trazendo conforto. É possível programá-las para acender ou apagar em determinados horários de forma automática todos os dias, por exemplo.

Você pode ainda, personalizar a intensidade da luz inteligente para o seu momento de leitura também. Ou ainda, definir algumas cores para determinadas ocasiões. Para aqueles que amam uma festinha em casa, existe a opção de colocar as luzes para piscar conforme o ritmo da música.

A lâmpada inteligente traz conforto, comodidade e  mais praticidade à rotina muitas vezes corrida dos seus usuários. Ela possibilita uma personalização de acordo com as suas necessidades e gostos, o que a torna ainda mais interessante e útil em casa.

Quais as vantagens da lâmpada inteligente?

Agora que você já entendeu como funciona a lâmpada inteligente, conheça os benefícios e as possibilidades de investir nessa tecnologia.

Leia também: Vantagens da automação residencial que talvez você não saiba

O que precisa para instalar uma lâmpada inteligente?

Por ser um recurso com alta tecnologia, muitas pessoas acreditam que a instalação desse dispositivo é um processo complicado. No entanto, a instalação da lâmpada inteligente é semelhante à comum: basta rosquear o dispositivo no lugar da lâmpada que você já tem, seja no teto, em uma luminária ou abajur. 

Portanto, qualquer pessoa consegue fazer esse procedimento sem precisar mexer na fiação ou no quadro elétrico da casa. Depois disso, é só fazer o download do aplicativo para poder controlar a iluminação do ambiente diretamente do seu smartphone.

Muitos desses produtos são também compatíveis com o Google Assistente e a Alexa, o que acaba facilitando a sua utilização por comandos de voz, seja através dos alto-falantes inteligentes ou dos smartphones.

Ter uma lâmpada inteligente ou um soquete inteligente?

Essa escolha entre lâmpada smart ou soquete inteligente depende do seu objetivo. De modo geral, as diferenças entre os dispositivos são: a função de escolha de cores, o formato (variedade no design da lâmpada) e potência. A seguir, conheça mais detalhes.

Soquete inteligente 

O soquete é um dispositivo que permite que as pessoas liguem e desliguem as luzes diretamente no aplicativo ou comando de voz. Nesse caso, a tecnologia mantém o benefício de programação de rotina, mas não oferece a possibilidade de mudança de cores da lâmpada. 

Isso porque você vai pegar uma lâmpada comum e conectar no soquete smart para controlar o acendimento e desligamento pelo app. A função de mudança de tonalidade é uma função específica das lâmpadas smart. 

Mas então, por que alguém escolheria um soquete? Para tornar um ambiente inteligente sem necessidade de trocar a lâmpada instalada no local. Além disso, se você tem um ambiente que precisa de uma iluminação mais forte, acima de 20 ou 30 watts, por exemplo, dificilmente encontrará uma lâmpada smart com essa potência.

Para entender melhor, vamos imaginar que você precisa acender e desligar algumas lâmpadas que ficam acima do balcão de um bar ou restaurante.

A função do soquete já é suficiente porque o objetivo principal aqui é a automação e não a variação de cores. Nesse caso, é possível usar o soquete com uma lâmpada comum de LED que tem a potência necessária e formatos diversos.

Se o projeto pretendido for maior e a automação no acionamento de luzes e outros equipamentos for algo essencial, é possível usar controladores.

Leia também: Ideias para você aliar decoração afetiva com tecnologia

Lâmpada smart

Por sua vez, lâmpada inteligente é recomendada para pessoas que querem ter o controle sobre o acendimento e o desligamento das luzes e também a possibilidade de mudança de cores. No entanto, tem limitação de intensidade, podendo chegar até 10 watts. Ou seja, não existe ainda uma grande variedade de potências de lâmpadas inteligentes. 

Apesar disso, há tipos interessantes no mercado, como a lâmpada inteligente spot. Ela é ideal para ajudar a criar uma ambientação mais sofisticada, usando seu facho de luz bem definido para destacar a decoração e ter um ambiente mais aconchegante. Pode ser controlada simultaneamente com outras lâmpadas, basta criar grupos no app.

Saber como funcionam as lâmpadas inteligentes e o soquete é fundamental para conseguir investir na tecnologia que melhor se adapta às suas necessidades. Imagine a comodidade e praticidade de poder ligar e desligar luzes apenas por comando de voz? Ou então, mudar a decoração trocando as cores da iluminação por um dia?

A Intelbras possui lâmpadas inteligentes de bulbo e lâmpadas inteligentes spot com facho de luz fechado — ambas incluem branco quente e frio.

Agora que você sabe o que é uma luz inteligente e sabe como funciona esse dispositivo, já pode escolher o equipamento de iluminação inteligente ideal para a sua casa para curtir esse recurso com as pessoas que você ama!


Fonte: Blog da Intelbras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
×

 

Olá!
Como podemos ajudar?

×