Gostou? compartilhe!
Já imaginou regular a temperatura do ar-condicionado por comando de voz? Ou controlá-lo mesmo longe de casa com alguns toques no celular? Para ter toda essa comodidade você só precisa aprender a como automatizar o ar-condicionado. Mas não se preocupe, esta é uma tarefa muito mais simples do que você imagina.
Quem decidiu investir mais e comprou um ar-condicionado com Wi-Fi, basta configurar o aparelho conforme as orientações do fabricante. Para os aparelhos sem acesso à internet, há dispositivos que conseguem transformar o ar-condicionado comum num equipamento inteligente em poucos passos.
No post abaixo, você irá descobrir como automatizar o ar-condicionado e quais as vantagens e desvantagens de cada uma das possibilidades. Confira!
Com a popularização de dispositivos para casas inteligentes, há cada vez mais opções no mercado para quem deseja automatizar o lar. No caso de aparelhos de ar-condicionado, há três possibilidades principais.
O ar-condicionado com Wi-Fi é um aparelho com essa funcionalidade incorporada. Ele não vem com nenhum equipamento extra, basta baixar o aplicativo da marca conforme as orientações do fabricante e então, passar a controlar a temperatura dos ambientes via app. Contudo, devido a essa característica, esses modelos de ar-condicionado são mais caros que os convencionais.
Há também modelos de ar-condicionado no mercado que podem ser conectados a um tipo de kit adaptador Wi-Fi. Nesse caso, o adaptador precisa ser da mesma marca do aparelho, mas é um dispositivo extra destinado a apenas um aparelho por vez. Assim, da mesma forma que o ar-condicionado com Wi-Fi, o adaptador permite o controle via app para smartphone.
Por último, o controle universal infravermelho é a opção com um ótimo custo-benefício, visto que é possível automatizar, simultaneamente, outros equipamentos além do ar-condicionado.
Qualquer uma dessas opções pode ser conectada a um smart speaker, que irá permitir o controle por comando de voz.
Se você tem um ar-condicionado, uma TV e um aparelho de som, já deve estar familiarizado com o controle remoto infravermelho. Provavelmente, tem vários deles em casa, um para cada eletrodoméstico.
O controle universal infravermelho é a solução para concentrar todos os seus equipamentos num único controle, substituindo os tradicionais. Ele funciona como uma central de automação, que transforma o seu smartphone em controle e é compatível com smart speakers.
Para usar o controle universal, basta conectá-lo à energia elétrica, seja direto na tomada ou via usb, e ter Wi-Fi em casa para configurar por meio de aplicativo os eletrodomésticos que você deseja controlar.
Esse tipo de app costuma ser bem intuitivo e, depois de tudo configurado, funciona como um controle. E o melhor: você não precisa direcionar nos eletrodomésticos para dar os comandos, pode fazê-lo de qualquer cômodo da casa ou mesmo fora dela.
Para quem planeja ter uma casa inteligente, o controle universal infravermelho Wi-Fi é um bom equipamento para começar. Visto que é possível comandar mais de um eletrodoméstico com um único controle. Assim, você consegue fazer várias automações investindo pouco.
Há diversas opções desse tipo de controle no mercado, de diferentes marcas, tamanhos e designs.
Dica: se você deseja investir em mais dispositivos inteligentes no futuro, pode ser interessante escolher uma linha de produtos para casa inteligente de apenas um fabricante. Assim, você poderá controlar tudo num único app no futuro, ou seja, não ficará a mercê de vários deles instalados no seu smartphone, já que a integração será garantida.
Seja por comando de voz ou pelo smartphone, ao transformar aparelhos comuns em produtos inteligentes você conquista mais praticidade e comodidade para as tarefas cotidianas. Com o ar-condicionado não é diferente!
Automatizar o seu ar-condicionado com o smart controle remoto universal traz ainda mais benefícios. Em dias quentes, há a opção de programar o ar-condicionado para ligar alguns minutos antes de chegar em casa para refrescar o ambiente, ou seja, é sinônimo de bem-estar para você.
Fonte: Blog da Intelbras
Publicado em: 25/04/2022
Gostou? compartilhe!