Estrada dos três Rios, 741 Sala 307 - Rio de Janeiro - RJ

As tendências em Inteligência Artificial (IA) já fazem parte do presente e vieram para facilitar a rotina em casas inteligentes. A Internet das Coisas (IoT, sigla em inglês para Internet of Things) já é uma realidade. Ela permite conexão entre dispositivos cotidianos, como lâmpadas, interruptores, controles remotos, entre outros.

E se engana quem pensa que é necessário investir muito dinheiro em dispositivos conectados. No Brasil, cerca de 1,2 milhões de residências são consideradas casas inteligentes. Segundo a pesquisa da Statista, o produto mais utilizado é a lâmpada inteligente, justamente por ser uma opção acessível.

O uso de equipamentos com tecnologia baseada em Machine Learning e IA veio para facilitar o dia a dia. Com eles, é possível criar rotinas de automação em casa para executar funções corriqueiras. Desde o horário de acionamento das lâmpadas até a abertura das cortinas.

Se você se interessa pelo tema e ainda não sabe como começar a montar uma casa inteligente, continue sua leitura. Neste artigo, você vai conferir 5 tendências em IA que estão dominando o mercado!

Conheça 5 tendências em IA para casa

As tendências em IA avançam cada vez mais em diversos setores. Um dos motivos para isso é a rápida evolução da Inteligência Artificial por meio do Machine Learning. Isso significa que, quanto mais dispositivos inteligentes no mercado, maior a quantidade de dados disponíveis para aprimorar a IA. O resultado é a variedade de tecnologias para a casa inteligente.

Assistentes de voz

Quando o assunto é tendências em IA, os assistentes de voz estão entre os mais populares. Esses dispositivos fazem sucesso pois tornam a rotina em casa muito mais eficiente. Facilitam desde tarefas mais simples, como fazer uma lista de compras, até opções mais complexas, como rotinas de automação.

No último caso, os assistentes de voz são responsáveis pelo controle de cenas automatizadas que acionam os dispositivos. Exemplo: configurar uma cena para ligar o ar-condicionado, as lâmpadas e fechar as cortinas todos os dias às 18h. Para isso, você precisa contar com outros dispositivos de casa inteligente, como smart controle universallâmpadas inteligentes e acionador de cortinas.

Leia: Smart speaker: para que serve o dispositivo do momento?

smart speaker Intelbras

Iluminação inteligente 

A iluminação inteligente é composta por dois dispositivos principais: a lâmpada e o interruptor inteligente. Essas duas tecnologias são opções que  proporcionam funcionalidades como controle à distância, intensidade rotinas de iluminação.

Por isso, com a iluminação inteligente, você pode programar o horário de ligar ou desligar uma lâmpada, ou então fazer isso pelo aplicativo. Além disso, se você tiver um smart speaker em casa, você pode usar apenas um comando de voz para controlar a iluminação. 

Fechaduras digitais

As fechaduras digitais oferecem praticidade e segurança de forma inovadora. O acesso pode ser feito de diversas maneiras, de acordo com o modelo do dispositivo: biometria, tags ou senhas. Os modelos de fechadura inteligente também podem ser integrados a outros dispositivos inteligentes e podem ser controlados por voz ou por aplicativo para celular.

É possível incluir a fechadura em uma rotina de automação para quando você estiver chegando em casa, por exemplo. Nesse caso, você pode configurar uma cena de automação para que as luzes da sala acendam e o ar condicionado e a televisão liguem quando você colocar a biometria na fechadura e abrir a porta. 

Para criar as cenas de automação, claro, você vai precisar contar com outros dispositivos inteligentes em casa, como lâmpadas ou interruptores inteligentes, smart controle universal e smart speaker. 

Câmeras inteligentes 

Para garantir a segurança da sua família e da sua casa, a câmera inteligente faz toda diferença. O dispositivo oferece funcionalidades como visão noturna e captação de imagens em Full HD.

Além disso, também conta com áudio bidirecional e alerta de movimento. Por isso, é um equipamento muito útil para monitorar à distância as crianças, idosos e animais de estimação.

Detectores de incêndio

Os detectores de incêndio fazem parte dos dispositivos de segurança nos quais vale a pena investir. De acordo com cada modelo, é possível identificar fumaça, gás ou temperaturas elevadas no ambiente.

No caso de detectores inteligentes, é possível configurar rotinas automatizadas que sinalizam o perigo de forma rápida e eficiente. Um exemplo disso é programar os aparelhos para que a luz vermelha acenda quando a fumaça for detectada e seja enviada uma notificação para o celular.

Como aplicar as tendências em IA na sua casa

Existem muitas possibilidades de tendências em AI para utilizar em casa. Por isso, é comum que o assunto suscite dúvidas. Uma dica é começar pelos dispositivos mais simples de instalar e utilizar, como lâmpadas e assistentes de voz.

Conforme você se adapta a essas tecnologias e se acostuma a usar as rotinas de automação no seu dia a dia, pode adquirir opções mais complexas.

Fonte: Blog Intelbras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

 

Olá!
Como podemos ajudar?

×