Saiba mais sobre a transição do sinal de TV analógico para o digital

009_Desligamento_Sinal_Analogico

A transição do sinal analógico para o digital teve início no dia 15 de fevereiro em Rio Verde – GO, cidade que servirá como teste-piloto na migração. O processo de transição entre as tecnologias deve durar aproximadamente 3 anos. Saiba como ocorrerá essa substituição e o que muda no seu aparelho de TV.

Desligamento do sinal analógico no Brasil

O desligamento total do sinal analógico de TV no Brasil está previsto para o final de 2023. Antes previsto para 2016, foi adiado pelo Ministério das Comunicações pelo fato de que boa parte da população brasileira ainda não possui conversores ou TVs digitais em suas residências. Para que ocorra o desligamento total da TV analógica, 93% dos lares brasileiros precisam estar aptos a captar o sinal digital.

A transição irá ocorrer gradativamente em locais e datas pré-determinados, de acordo com cronograma divulgado pelo Ministério das Comunicações. Ela terá início nas grandes cidades, após a realização do teste-piloto na cidade de Rio Verde – GO, que visa detectar possíveis falhas no processo. O sinal analógico atualmente ocupa a frequência de 700 MHz, que será liberada para a rede móvel de quarta geração, o 4G.

Antes da transição total, a Anatel irá promover uma campanha na TV aberta com o objetivo de informar a população. Somado a isso, o governo irá doar conversores digitais para TVs analógicas (set-top box) a famílias cadastradas em programas sociais como o Bolsa Família.

Conversor digital e antena

Como se preparar efetivamente para a mudança do sinal analógico para o digital? Se você possui uma TV de tubo, é necessário adquirir um conversor, pois esse tipo de TV não recebe sinal digital.

Caso seu aparelho seja de LED, LCD ou Plasma, verifique se ele possui o selo DTV. Se a resposta for positiva, basta conectar a antena à TV. Caso contrário, será necessário adquirir um conversor.

Tem dúvidas sobre quais aparelhos deve adquirir? A Intelbras possui soluções completas em antenas internas e externas e conversor digital. Acesse: http://goo.gl/z0vsrq

Precisa de ajuda? Procure a Bit 2000, há 20 anos no mercado oferecendo serviços na área de infraestrutura de TI.

Via: Blog Intelbras