A base de uma rede de informações moderna: sistema de cabeamento estruturado

Cada atitude tomada para a eficiência e o bom rendimento da sua empresa, os quais estão essencialmente ligados à comunicação, é a diferença entre o sucesso ou fracasso da sua empresa, que requer um bom trabalho de equipe e flexibilidade. As empresas precisam estar preparadas para as mudanças constantes e ter avançada tecnologia de informação para poder manter uma vantagem competitiva.

A base de uma rede de informações modernas é um sistema de cabeamento estruturado. Sistema planejado para suportar com facilidade, segurança e rapidez, a movimentação ou reorganização das pessoas, seus espaços de trabalho e os serviços que elas executam, exigidas pelas as frequentes mudanças, acréscimos e alterações, evitando que sua empresa perca tempo de trabalho.

Além de prevenir um congestionamento que poderia diminuir drasticamente a desempenho da sua rede, a implementação do cabeamento estruturado engloba vários tipos de comunicação, seja áudio, vídeo ou imagem, para todos os computadores da sua empresa, otimizando assim todo o processo de produção.

Confira abaixo 5 vantagens de usar o cabeamento estruturado, do artigo de Cleiton Diniz, no Administradores.com:

É mais resistente do que os cabeamentos comuns

Uma primeira razão para você usar um sistema de cabeamento estruturado em sua empresa, é que ele tem um ciclo de vida mais longo do que o cabeamento comum. Por isso, mesmo que a curto prazo o seu gasto com esse tipo de cabeamento seja maior, a longo prazo, você acabará gastando mais com o cabeamento comum, já que vai precisar trocar essa rede de cabo com mais

Fácil localização de um cabo, caso seja preciso fazer algum reparo

Caso haja algum problema com o sistema de cabeamento estruturado, vai ser muito mais fácil solucionar o problema, pois, achar um cabo no meio de todo esse cabeamento acaba sendo tranquilo, devido a identificação em todo o canal, facilitando essa procura.

Melhora a produtividade de sua empresa

Com o uso do sistema de cabeamento estruturado, não existe pequenas interrupções de sinal. Assim, qualquer ação de um funcionário da sua empresa, como mandar um e-mail, fazer uma cópia, tirar um xerox, será muito mais rápida com o cabeamento estruturado, o que aumenta a produtividade da sua empresa e consequentemente, melhora os lucros dela, o que, nesse tempo de crise que o Brasil enfrenta, acaba sendo essencial.

Maior segurança na sua transmissão de dados

Uma quarta razão para investir em cabeamento estruturado é que a transmissão de dados fica muito mais segura, o que dificulta qualquer falsificação de documentos ou ainda acesso a arquivos secretos. Com tantas invasões digitais, cuidar da segurança dos seus documentos se torna fundamental.

Permite transmissões de diversos dados

O último motivo, pelo qual, sua empresa deve investir em de cabeamento estruturado é que ele permite uma transmissão de diversas fontes, como voz (telefonia), multimídia (som ambiente ou vídeo) através do mesmo cabo, assim, fica muito mais barato e prático montar a sua estrutura.

Deseja cabear sua rede (telefonia, internet…) minimizando custos e maximizando possíveis expansibilidades futuras? Nós, Bit 2000, planejamos e executamos, há 20 anos no mercado, projetos para implantação de cabeamento estruturado, preparando você para futuras mudanças, manutenção ou implementações que necessitem de facilidade, segurança e rapidez e garantindo o gerenciamento e documentação padrões de identificação, que assegurem que não haverá erros ou dúvidas aos cabos, tomadas, posições e usuários em alterações no esquema de ocupação.